Gestão de comunidade

O que é a gestão de comunidade ou, recorrendo a um estrangeirismo,
“community management”?

E

 se eu lhe disser que o seu negócio ou a sua marca, apesar de não terem um espaço nas plataformas digitais, têm os seus próprios fãs, seguidores… pessoas que têm necessidade de acompanhar o seu desenvolvimento ou simplesmente estarem a par das novidades?

Normalmente, os empresários, donos de um negócio, estão tão preocupados em angariar novos clientes que se esquecem que é fundamental cuidar daqueles que já têm, de forma a fidelizá-los.

Na Hype Digital ajudamo-lo a entender estas novas estratégias para que, você mesmo, possa cuidar dos seus seguidores e paralelamente captar a atenção de novos clientes.

Analisando dois cenários:

No primeiro, temos o exemplo do relacionamento tradicional entre marcas e clientes, restrito à acção de compra e venda em que, normalmente, a única oferta de valor que as empresas proporcionam são as promoções, realizadas, na maior parte das vezes, numa altura em que é necessário escoar produto.

No segundo, temos o recurso às plataformas sociais, as quais já existem algumas empresas a apostar forte na área do marketing online tendo como objectivo criar e desenvolver um relacionamento com o seu seguidor, com quem mais provavelmente irá realizar uma conversão. Esta estratégia passa por conhecer o cliente, saber as suas necessidades, os seus gostos, dando-lhe uma voz e, de certa forma, criar envolvimento.

Dos dois cenários, qual acha o mais provável para que o cliente realize uma compra? Simples hun?!

O que a Hype chama de Community Management é a interação que se estabelece com a empresa e os seus seguidores, os quais nos enviam uma mensagem, fazem um comentário ou partilha do nosso produto/serviço. Esta acção torna-se bastante apelativa para quem interage com uma marca e o facto de “ser ouvido”, cria empatia, que no marketing apelidamos de apoio à conversão.

Curiosidade: Sabia que respondendo aos seus seguidores, gerando empatia e criando relacionamento, está também a contribuir, positivamente, para que o algoritmo dê prioridade a apresentar os seus conteúdos no feed das plataformas sociais?