Têm Poucas visitas no seu site? Não está a ter o tráfego que deseja?

Bora, vamos saber porquê!

AVocê decidiu… vai fazer um site para o seu negócio. Está há horas a estudar websites de grandes empresas, faz benchmarking, analisa preços, contrata aquele que acha ser o melhor web designer e passado alguns dias ou meses, o website está no ar.

Fantástico, sente-se entusiasmado por mostrar o seu negócio ao mundo, começa a enviar o link do site para todos os amigos (estes elogiam o trabalho), e, ainda assim, o seu negócio não cresce. Porquê? O que é que aconteceu?

É suposto ter uma plataforma para mostrar o seu produto ou serviço, é suposto ter mais pessoas a entrar na sua loja… uma coisa é certa, nada mudou.

Hoje, a Hype decidiu juntar alguma informação em relação a este tema, e de como o resolver

Está familiarizado com a palavra SEO (Search Engine Optimization)?

Nem todos conhecem esta “ferramenta”, que acaba por ser não uma ferramenta, mas mais uma designação que nos transporta para os utensílios digitais correctos e que nos ajudam a otimizar o nosso website. Uma delas é o Blog. Acho que já todos lemos ou escrevemos um blog. Mas sabe ao certo porque é que os blogs nos ajudam realmente na promoção e divulgação do nosso website?

Os blogs trazem um conjunto de definições, algumas delas predefinidas a cada plataforma, que o ajudam a criar “fontes” de tráfego com o objetivo de transportar utilizadores para o seu site. Algumas definições (que deverá sempre preencher!) são as “Categorias” e as “Tags/Etiquetas”.

Outra estratégia que na Hype gostamos de utilizar é escrever X palavra relacionado a um tema, várias vezes ao longo do artigo, para que o Google possa assim “reconhecer” a importância e relevância do tema, levando o utilizador a encontrar mais facilmente o blog e posteriormente o seu site, isto porque ele escreve uma palavra que está relacionada com o seu negócio na Barra da Pesquisa. Essas palavras-chave devem estar dentro da vossa estratégia, é fundamental. Dando um exemplo prático:

O João tem uma pastelaria em Braga, e ele sabe a receita perfeita do tradicional Pastel de Nata. Utilizando a estratégia que anteriormente referimos, o João vai escrever várias vezes ao longo do blog as palavras “receita”, “Pastel” e “Braga”.

O utilizador que encontrar o seu blog pode ser um potencial cliente que procurou/escreveu a palavra (sobre o produto ou serviço) e a probabilidade de encontrar o seu site é mais elevada. Queremos, contudo, alertá-lo para o mau uso dos instrumentos de SEO, como por exemplo as categorias. Se o blog estiver ligado a mais de uma categoria diferente, poderá interferir na organização do site e diminuir as chances de um utilizador o poder ver. É importante utilizar estas pequenas (grandes) ferramentas de forma correcta para que o google consiga ajudá-lo a ter o melhor desempenho no seu negócio.

Existem outras ferramentas, mas sendo estas tão simples (E GRATUITAS!) você pode usar já hoje para chegar a mais pessoas, a potenciais clientes… crie um blog, escreva, conte a sua história. É como se estivesse a contar um acontecimento do seu dia, só que neste caso é a história da sua empresa.

Esperamos tê-lo ajudado com informação valiosa, de coração. Ainda para mais por não ter que pagar para fazer publicidade, pode fazê-lo de forma orgânica (gratuita). A internet possibilitou isso! Dê uma oportunidade… mãos à obra! Até breve.

P.S.: Dicas de plataformas para blogar: “Medium”, “Blogger”, o próprio Google tem uma categoria que o deixa escrever na plataforma Google My Business. Alguma dúvida sobre este tema não hesite em contactar-nos.